Estou aqui pra avisar q temos uma nova colunista... ela vai mandar coisas interresantes para mim postar aqui e vai atender pelo pseudonimo de Evelyn Ute Emeritch...
Comentem.
Aqui vai a primeira postagem, q fala sobre os leitores no Brasil. Achei bem interresante, e coloca em dados a opiniao q dei na postagem do Drummond, eu uma das frases. Aproveitem...
OS LEITORES DO BRASIL
Em uma pesquisa feita em 2001 e na qual foram ouvidas 86 milhões de pessoas, em 44 municípios de 19 estados, cerca de 49% da população brasileira, mostrou que o índice médio de leitura de pessoas com mais de 15 anos e pelo menos 3 anos de escolaridade era de 1,8 livros por ano.
Uma pesquisa mais recente e ampla, de 2008, mostra novos e melhores dados. Dessa vez foram ouvidos 5.012 brasileiros, de 311 municípios em 27 Estados, ou seja, 92,3% da população nacional. Essa nova pesquisa mostra que a média anual de leitores com mais de 15 anos e com ao menos 3 anos de escolaridade passou para 3,7 livros.
A nova pesquisa mostra que 55% das pessoas entrevistadas se dizem leitoras e que o brasileiro lê 4,7 livros por ano, sendo que foram contados como leitores aqueles que leram ao menos 1 livro nos últimos 3 meses antecedentes à pesquisa. Os maiores leitores são os estudantes, já que os que estão fora da escola leem cerca de 1,3 livros ao ano.
| Formação: | Livros por ano: | Horas Semanais de Leitura: | Horas Semanais de Leitura Didática: | Leitores Espontâneos |
| Ensino Superior | 8,3 | 2,5 | 3,4 | 34% |
| Ensino Médio | 4,5 | 2,2 | 2,2 | 39% |
| Entre 5ª e 8ª série do E. Fundamental | 5 | 1,4 | 2,3 | 33% |
| Até 4ª série do E. Fundamental | 3,7 | 1,5 | 1,9 | 38% |
Idade: | % de Leitores da Pesquisa: |
| Entre 5 e 17 anos | 39% |
| Entre 18 e 24 anos | 14% |
| Idade: | Livros por ano: |
| Entre 5 e 10 anos | 6,9 |
| Entre 11 e 13 anos | 8,6 |
| Entre 14 e 17 anos | 6,6 |
Esses índices mostram que a leitura é fortemente incentivada na educação e que sua importância aumenta junto com o grau de escolaridade. Porém, dos 7,2 livros que os estudantes leem anualmente, 5,5 deles são indicados pela escola e apenas 1,7 são lidos espontaneamente. Além disso, a pesquisa também mostra que enquanto 90% dos adultos com mais de 40 anos preferem ler em lugares silenciosos, crianças entre 5 e 13 preferem ler com a TV ligada e os jovens, principalmente até a faixa de 17 anos, gostam de ouvir música enquanto leem.
Outro ponto de destaque da pesquisa é a importância do incentivo familiar para a leitura, pois 49% dos entrevistados indicam a mãe como principal incentivadora, enquanto o incentivo do professor foi de fundamental importância para 33% das pessoas ouvidas. O índice do incentivo materno aumenta para 73% entre crianças de Já os não-leitores representam 45% dos entrevistados, sendo que 29% deles declararam ter se dedicado mais à leitura durante a infância, especialmente até os 10 anos. Além disso, apesar de 67% das pessoas pesquisadas afirmarem conhecer uma biblioteca, apenas 1 entre 4 pessoas frequenta uma.
| Idade: | % de Não-Leitores: |
| Entre 30 e 39 anos | 15% |
| Entre 40 e 49 anos | 15% |
| Entre 50 e 59 anos | 13% |
| Entre 60 e 69 anos | 11% |
Portanto, com essa nova pesquisa, podemos concluir que o incentivo é essencial para a formação de novos leitores, porém é necessário que a escola procure conscientizar seus alunos do valor da leitura e não obrigá-los a ler, caso contrário, em vez de incentivar a escola estará desestimulando, além de que, após sairem da escola, os alunos não lerão mais. Mas, como a pesquisa também mostra, o incentivo à leitura não deve caber apenas à escola, mas também à família, que tem um papel fundamental em toda a educação da criança.
Viram? é bem interresante ver os dados, assim posso saber qual minha média de ganho anual kkkkkkkk
Brincadeira, eu quero q o povo leia. O resto é "lucro"... se me entendem kkkkkkkkkkkkk
Nenhum comentário:
Postar um comentário