Mostrando postagens com marcador Coluna Evelyn Ute Emeritch. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Coluna Evelyn Ute Emeritch. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Coluna Evelyn Ute Emeritch - Meu herói pelo contrário

Oi gente td bem?
Faz tempo que eu não escrevo neah?
Hoje tive uma inspriração e escrevi.
espero que gostem.

Meu herói pelo contrário

Há alguns dias assisti a um vídeo que me fez pensar um pouco (Não faço isso com muita freqüência). Nesse vídeo, um menino no dia do seu aniversário ganhou um presente grande, uma caixa embrulhada em papel azul. Quando ele abriu o pacote, ele recebeu de presente o pai, usando um uniforme marrom e bege; tinha acabado de chegar do campo de batalha.

A alegria do menino em ver o pai foi tanta, que dava pulos e gritava de alegria. Foi tanta que me contagiou também. O herói havia chegado em casa, no dia de seu aniversário.


Faça uma pesquisa em a população e pergunte: Qual a sua definição de herói? Normalmente você vai ouvir que heróis voam, têm visão de raio-x e sempre salvam a mocinha no final.

Mas, para algumas pessoas, herói tem um significado bem diferente. Muitos heróis tem um uniforme igual à mais 3 mil pessoas. Muitos heróis não precisam de uniforme.

Meu herói pelo contrário, usa um uniforme laranja e preto, e chega em casa todos os dias, canso e suado, depois de um dia com tantos salvamentos.

Minha heroína não usa braceletes de ouro nem uma coroa. Usa roupas manchadas e chega em casa todos os dias cheirando a produto de limpeza.

E todos os dias, muitos heróis, infelizmente, são impedidos de voltar para casa.

Por isso, sempre que você puder, dê aos seus heróis a melhor medalha que eles podem ganhar, um simples abraço seu.

Por que muitos filhos, não tem a sorte de receber o seu herói, embrulhado em papel azul.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Especial Harry Potter, por Evelyn Ute Emerich

E saindo da primeira sessão do cinema, algumas pessoas se perguntam: será mesmo o fim?
No dia 15 de julho de 2011, os fãs, atores, autora e diretores se despediram em grande estilo de Harry Potter . Foram dez anos de magia, de personagens que cresceram e crescemos com eles. Foram dez anos ensinando que além da coragem é necessário a astucia, além da força, laços delicados de amizades que foram feitos. Ensinando que o sacrifício pode ser a maior prova de amor existente e que mesmo estando longe, todos aqueles que amamos estão perto.
Ensinando que mesmo quando tudo parece perdido, sempre temos uma esperança.
Assim, tenho alguns agradecimentos à fazer:
Sr. Harry Potter,
Obrigado por ser forte, mesmo quando não podia ser.

Sr. Ronald Weasley,
Obrigado por sempre voltar.

Senhorita Hermione Granger,
Obrigado por ter um bom coração.

Sr. George Weasley,
Obrigado por encontrar humor quando mal conseguia sorrir.

Sr. Percy Weasley,
Obrigado por acreditar no poder da família.

Sr. Alvo Dumbledore,
Obrigado por iluminar o caminho.

Sr. Duda Dursley,
Obrigado por ver a bondade.

Mr. & Mrs. Weasley,
Obrigado por mostrar o carinho de uma familia

Mr. Sirius Black e Remo Lupin Sr.,
Obrigado pela sua fidelidade.

Mr. Rubeus Hagrid,
Obrigado por sua compaixão eterna.

Mr. Neville Longbottom,
Obrigado por sua bravura.

Senhorita Luna Lovegood,
Obrigada por suas sábias palavras.

Dobby o elfo livre,
Obrigado por nos mostrar o valor da amizade.

O Sr. Fred Weasley,
Obrigado pelas memórias.

Ao Sr. Severo Snape,
Obrigado pelo seu amor que passou a morte

E à Sra. Joanne Kathleen Rowling,
Obrigado por minha infância.

A história pode ter chegado ao fim nos livros, mas a magia sempre estará presente para aqueles que acompanharam toda a história.
7 livros, 3407 paginas, 1o anos, 17 horas e 48 minutos, 7 Horcruxs, e a maior lição: o amor vence qualquer coisa.
E eu, mesmo tendo pouco mais que 11 anos, ainda espero pela minha carta de Hogwarts.










Bye XoXo Bye

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Grandes Nomes da Literatura Mundial

Stephanie Meyer 


Stephanie Sonnibe Meyer (Morgan, quando solteira), nasceu em Hartford, no dia 24 de de dezembro de 1973. Cresceu em Phoenix, com mais 5 irmãos. Cursou a faculdade de literatura inglesa. Em 1994, casou-se com Christian, apelidado de Pancho, com quem tem 3 filhos: Gabe, Seth e Eli. Tornou-se notável no meio literário após escrever a saga de Crepúsculo, história que gira em torno de uma garota que acaba de se mudar para morar com o pai e se apaixona por um vampiro. (Como se já não conhecêssemos muito bem a história...). Graças à repercussão da série Crepúsculo, Meyer foi classificada como 49º na lista da revista Time das "100 pessoas mais influentes em 2008". Em 2010, a Forbes classificou-a como a 59º celebridade mais poderosa, com salário anual de US$ 40 milhões. Stephe ( como sua familia chama), escreveu também um romance de ficção cientifica, A hospedeira, que também foi ssucesso em vários paises.


Stepanie afirma que a ideia de Crepusculo, surgiu em 2003, após um sonho: “Eu não escolhi os vampiros, eles me escolheram”


Além d´A hospedeira, Stephanie é co-autora de Formaturas Infernais.

   


XoXo, Evelyn Ute Emeritch

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Grandes nomes da literatura mundial

Hey gente,
Eu NAO morri rsrsrs
Estava num periodo de hibernação e desinclusão social rsrs
Mas eu NAO morri kkkkkkk
Precisava apenas de um tempo... Me... Reviver kkkkkkkk (Eu não tinha "não morrido"??? rsrsrs)
Brincadeira gente kkkkkkkk

Voltei, não digo q a toda, mas eu voltei \o/
E para começar, uma materia com dupla finalidade: Uma é mais uma coluna da Evelyn \o/ que eu adorooo, sobre os grandes nomes da nossa literatura. E segundo, uma homenagem a grande escritora, que deu origem ao nosso amado Harry Potter, que infelismente, acabou :'(
E eu VI o filme, e choreei demaais. Logo farei um post sobre, prometooo *-*
E farei tbm uma homenagem a todos os livros/filmes, desde o primeiro \o/

Agora, vamos saber um pouco mais sobre essa escritora maravilhosa, que marcou nossa geração, e que deu luz as nossas vidas...

Grandes Nomes – J. K. Rowling 





Claro, não poderia faltar a minha grande admiração. Essa mulher é demais! Escrever sete livros que foram traduzidos para mais de 60 linguas não é pra qualquer um.

Joanne Kathleen Rowling nasceu em Yate, no dia 31 de julho de 1965. A escritora britanica sempre gostou de ler contos como O vento nos salgueiros e O cavalinho branco e a apartir daí sua vontade de crescer só aumentou. J.K. costumava escrever em bares, com sua filha primogenita ao lado enfrentando dificuldades até conseguir reconhecimento, riqueza e fama.

Os pais (Anne e Peter) de J.K. se conheceram na estação de trem King´s Cross, mesmo nome que foi utilizada pela autora na série Harry Potter. Ambos serviam à Marinha e quando Anne ficou grávida de seu primeiro, conseguiu uma vaga de aprendiz em uma fábrica de carros que mais tarde ficaria conhecida por fabricar o Roll´s Royce. J.K. tem ainda mais uma irmã, Dianne. Em 1971, a pequena Joanne escreve seu primeiro livro: Rabbit, a história de um coelho chamado Rabbit, que pega sarampo e é visitado pela Miss Bee (Srta. Abelha), e foi nessa época que Joanne se matriculou em sua primeira escola, a St. Michael's Curch of England, perto de sua casa. Era um local agradável, uma escola à moda antiga da qual Joanne gostava muito. Os anos se passaram e Joanne estava decidida quanto ao seu curso na faculdade: queria fazer Inglês. Ela disse que estudou francês, o que foi um erro, ao ter subido à um desejo dos pais. Depois de uma viagem fracassada, voltando à Londres, o trem onde estava quebrou e J.K. utilizou deste tempo para dar inicio a uma das maiores sagas literárias. Contratada para dar aulas de inglês em Portugal, no Encounter English, Joanne partiu da Inglaterra para a cidade do Porto, onde foi instalada num apartamento junto com duas outras professoras: Jill Preweet e Aine Kiely, mulheres a quem foi dedicado o terceiro livro, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Aos sábados as três iam divertir-se na discoteca Swing.[16] Harry Potter não foi esquecido, e os rascunhos voaram junto com Joanne para o Porto. Mas aconteceu de Joanne se deparar com um estudante português num bar, que lhe interessou, assim como ela a ele.

Não demorou muito e os dois passaram a viver juntos, e Joanne ficou grávida, sofrendo um aborto espontâneo logo depois. Jorge pediu Joanne em casamento em agosto de 1992, mas o relacionamento tempestuoso, pontuado por brigas, fez com que o casamento perdesse o encanto, e Joanne ficou grávida novamente, enquanto Jorge mostrava-se cada vez mais ciumento e possessivo.[9]

O bebê nasceu em 27 de Julho de 1993, e Joanne diz que foi a melhor coisa que já lhe aconteceu, mas o casal ainda brigava muito, e o ápice se deu quando Jorge a arrastou para fora de casa. Joanne conseguiu resgatar o bebê e não demorou a ir embora, deixando Porto para trás. Joanne voltou ao Reino Unido. O pai casara-se novamente, mas seu destino foi o lar da recém-casada irmã, em Edimburgo. Não ficou muito tempo lá, já que não queria ser um peso para a irmã.

E a pobreza tomou conta dela, e junto com a falta de dinheiro veio a falta de esperança, e Joanne caiu nas garras da depressão.[9]

Ela e a filha mudaram-se para um pequeno prédio em Leith, um bairro da capital escocesa, onde vivia com a ajuda do governo, mas sentindo-se humilhada por estar neste estado. Conseguiu, através da lei, manter Jorge longe dela e da filha. Sean Harris ainda mantinha contato com Joanne, e lhe emprestou algum dinheiro.

Chega-se agora à parte mais conhecida de sua história: Joanne Rowling passeava com a filha no carrinho, e quando a menininha dormia, ela ia até o Nicolson's, um bar que pertencia ao cunhado de Joanne, ou ao bar The Elephant House Café. Lá ela pedia um café e escrevia as histórias de Harry Potter até que a filha acordasse. A história de que não tinha aquecimento em sua casa e ia aos bares se aquecer é absurda. Não tinha computador, apenas uma velha máquina de escrever, onde datilografava as anotações. Além do Nicolson's, Joanne gostava de freqüentar o The Elephant House Café também.

Entre fins de 1994 e meados de 1995, ela conseguiu um emprego como secretária, foi aceita no curso para conseguir o registro que a habilitava a dar aulas e divorciou-se. Joanne Rowling estava preparando-se para as outras boas notícias que viriam a seguir. Joanne tinha dois nomes de agentes literários. O primeiro devolveu os originais do livro muito rapidamente, e o segundo faria o mesmo se a mão de Briony Evens, funcionária de Christopher Little, não tivesse resgatado o manuscrito da caixa de devolução. Briony pediu autorização do chefe para tentar publicar o livro, e então escreveu a Joanne pedindo-lhe o restante do livro. Muitíssimo feliz, Joanne enviou-lhe o restante.

Depois de muitas recusas de outras várias editoras (o número é incerto, e já variou de 8 a 12 editoras), os originais foram parar na Editora Bloomsbury, nas mãos de Barry Cunningham, à época coordenador da recém-criada, e não tão prestigiada, divisão de livros infantis, que decidiu publicar o livro. Aparentemente, essa decisão também foi influenciada por Alice Newton, filha do diretor-executivo da Bloomsbury, que gostou do livro. Na divisão infantil trabalhavam Rosamund de la Hey e Sarah Odedina, que ajudaram Rowling e tornaram-se suas amigas. Barry não trabalha mais na Bloomsbury. Seu lugar foi ocupado por Emma Matthewson.

Christopher Little então pediu que Joanne assinasse com suas iniciais. Nesta ocasião, Joanne Rowling agregou, como nome do meio, o nome da avó, Kathleen, originando a famosa assinatura J.K.Rowling. Logo de início o livro esteve entre os mais vendidos. Com o dinheiro que ganhou pelos direitos no início, Joanne comprou um apartamento mais espaçoso num lugar mais seguro para ela e a filha viverem, no número 19 de Hazelbank Terrace, em Edimburgo. J.K.Rowling, quando mudou-se dessa casa, deu-a de presente a uma mãe solteira da vizinhança, de quem se tornara amiga.

No ano seguinte, num leilão dos direitos do livro, Arthur Levine, da editora Scholastic Inc., ganhou-os pelo valor de 105 mil dólares. Nos Estados Unidos o livro teve o nome mudado de Philosopher's Stone para Sorcerer's Stone, fato que Joanne diz que teria lutado contra se na época estivesse em uma melhor condição. Ainda assim, J.K. é extremamente grata a Arthur Levine.

O sucesso do primeiro livro abriu as portas para o segundo, e desde então os olhos voltavam-se sempre para o lançamento do livro seguinte.

A revelação do nome do sétimo livro, em 21 de Dezembro de 2006, foi o prenúncio de que a série chegava de fato ao fim. Em fevereiro de 2007 apareceram as notícias sobre a assinatura que J.K.Rowling havia deixado em um busto no Hotel Balmoral, em Edimburgo, anunciando que num quarto daquele hotel ela havia terminado o livro Harry Potter e as Relíquias da Morte. Durante um ano enquanto finalizava o livro, ela permitiu que a filmassem para um documentário, que foi ao ar pela primeira vez em 30 de Dezembro de 2007. Esse documentário, chamado Um ano na vida de J.K.Rowling, ou no original J K Rowling… A Year In The Life, mostra diversos aspectos até então desconhecidos da autora. É possível ter vislumbres de sua mansão na Escócia, e ver J.K.Rowling reduzida a lágrimas ao retornar para o apartamento no bairro de Leith onde finalizara o primeiro livro da série, que completou uma década desde sua publicação.

J.K.Rowling conheceu o médico anestesista Neil Michael Murray na casa de um amigo comum, e os dois apaixonaram-se. Ele era recém-separado e ela, apesar da filha, tivera muitos problemas em seu casamento. Mesmo assim, os dois se casaram no dia 26 de Dezembro de 2001. Pete e Dianne Rowling estavam lá.

O casamento aconteceu na luxuosa propriedade do século XIX, Killiechassie House, em Perth and Kinross, Escócia, comprada pela escritora em 2001. Rowling também comprou uma casa em Merchiston, Edimburgo, e uma casa em estilo georgiano em Londres.

Com Neil, Joanne teve dois filhos: David Gordon Rowling Murray, nascido em março de 2003 e Mackenzie Jean Rowling Murray, nascida em janeiro de 2005. Harry Potter e a Ordem da Fênix foi dedicado a Neil, Jessica e David, e Harry Potter e o Enigma do Príncipe, a Mackenzie.
J.K.Rowling também tem dois cachorros, um Jack Russell terrier e mais recentemente ela adotou uma cadela de um canil (o Greyhound Rescue Fife) para onde também doou cerca de mil libras. 

submarino livros harry potter 300x268 Submarino Livros Harry Potter

XOXO


terça-feira, 10 de maio de 2011

Grandes nomes da literatura mundial

Grandes Nomes – Robert Frost


Robert Lee Frost nasceu em São Francisco, Califórnia,no dia 26 de março de 1874 foi um dos mais importantes poetas dos Estados Unidos do século XX. Frost recebeu quatro prêmios Pulitzer, prêmio que reconhece.... 
O pai bebia, jogava e era excêntrico e irascível. A mãe era o oposto: religiosa e culta, foi quem apresentou ao filho o mundo da literatura. Com a morte do pai em 1885, a família muda-se para a Nova Inglaterra. Em 1890, publica seu primeiro poema, começa a dar aulas e realiza pequenos serviços em fazendas e moinhos. A vida que levava nesse período moldou sua personalidade poética: Frost foi um dos poetas norte-americanos que melhor combinou em seus versos o popular e o moderno, o local e o universal. Entre 1912 e 1915 viveu na Inglaterra, país onde publicou seus dois primeiros livros de poemas, A Boy’s Will e North of Boston. A produção literária de Frost é variada e abundante. Sua poesia inclui sonetos, poemas em forma de diálogo, poemas curtos, poemas longos. Escreveu três peças teatrais (A Way Out, In an Art Factory e The Guardeen). São numerosíssimos os registros de suas conferências. A correspondência, os ensaios e as histórias merecem o mesmo comentário. Frost tem a capacidade de dar um tratamento simples e ao mesmo tempo profundo a temas elementares (fogo, gelo, natureza), tirando verdadeiras "lições de moral" de suas observações do mundo natural (lições nem sempre otimistas, como se pode notar em Nothing Gold Can Stay). Tal traço, aliado à modernidade de sua linguagem (Frost era um defensor do uso da linguagem vernácula nas obras literárias), fez com que Frost jamais deixasse de figurar entre os escritores prediletos dos norte-americanos, ao lado de nomes como Whitman, Emerson e Thoreau. Seu poema The Road Not Taken é peça obrigatória em qualquer antologia poética de língua inglesa. Prova adicional de sua popularidade são as várias referências em filmes como Sociedade dos Poetas Mortos e Daunbailó. E como não poderia faltar alguma coisa da nossa época, no prologo do livro Eclipse e no inicio do filme de mesmo nome, há um trecho do poema Fogo e Gelo, representando Edward Cullen e Jacob Black na vida de Bella Swan.

XoXo

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Grandes nomes da literatura mundial

Grandes nomes da literatura mundial – Colaboração de
Evelyn Ute Emeritch

Primeiramente, gostaria de me desculpar pela demora em escrever novamente. Tive alguns problemas e para escrever precisava de inspiração; com problemas sem inspiração, sem inspiração, sem palavras. Mas agora posso escrever.

Shakespeare, JK Rowlling, Stephanie Meyer, Robert Frost, Graciliano Ramos, Vinicius de Moraes... A variedade de estilos, de tempo e abordagem dos temas é muito grande, mas sua escrita deixou marcas na história e seus nomes se tornaram grandes, uma referencia. E grandes nomes sempre serão lembrados. Então levaremos até vocês a história deles agora! Uma vez por semana, será postado um resumo no blog, falando de grandes nomes da literatura mundial, recentes e antigos, para que possam conhecer mais sobre quem tem o dom da escrita. Espero que gostem.

"Poesia é quando uma emoção encontra seu pensamento e o pensamento encontra palavras" (Robert Frost)

Grandes Nomes – Willian Shakespeare



Willian Shakespeare nasceu em 26 de Abril de 1564, falecendo em 23 de Abril de 1616. Acredita-se que William Shakespeare foi filho de John Shakespeare, um bem-sucedido luveiro e sub-prefeito de Straford (depois comerciante de lãs), vindo de Snitterfield, e Mary Arden, filha afluente de um rico proprietário de terras. Embora a sua data de nascimento seja desconhecida, admite-se a de 23 de Abril de 1564 com base no registro de seu batizado, a 26 do mesmo mês, devido ao costume, à época, de se batizarem as crianças três dias após o nascimento. Shakespeare foi o terceiro filho de uma prole de oito e o mais velho a sobreviver. A história de sua vida tem divergências e alguns mistérios. Muitos concordam que William foi educado em uma excelente grammar schools da época, um tipo de preparação para a Universidade. No entanto, Park Honan conta, em Shakespeare, uma vida que John foi obrigado a tirá-lo desta escola, quando William deveria ter quinze ou dezesseis anos (algumas fontes citam doze anos). Na década de 1570, John passou a ter um declínio econômico que o impossibilitou junto aos credores e teve um desagradável descenso da sociedade. Acredita-se que, por causa disso, o jovem Shakespeare possuiu uma formação colegial incompleta. Segundo certos biógrafos, Shakespeare precisou trabalhar cedo para ajudar a família, aprendendo, inclusive, a tarefa de esquartejar bois e até abater carneiros.Em 1582, aos 18 anos de idade, casou-se com Anne Hathaway (sim, ela tem o mesmo nome da atriz de “O Diário de uma Princesa”), uma mulher de 26 anos, que estava grávida. Há fontes que dizem que Shakespeare queria ter uma vida mais favorável ao lado de uma esposa rica. O casal teve uma filha, Susanna, e dois anos depois, os gêmeos Hamnet e Judith. Após o nascimento dos gêmeos, há pouquíssimos vestígios históricos a respeito de Shakespeare, até que ele é mencionado como parte da cena teatral de Londres em 1592. Devido a isso, estudiosos referem-se aos anos de 1585 a 1592 como os Anos perdidos de Shakespeare. As tentativas de explicar por onde andou William Shakespeare durante esses seis anos foram o motivo pelo qual surgiram dezenas de anedotas envolvendo o dramaturgo. Nicholagas Rowe, o primeiro biógrafo de Shakespeare, conta que ele fugiu de Stratford para Londres devido a uma acusação envolvendo o assassinato de um veado numa caça furtiva, em propriedade alheia (provavelmente de Thomas Lucy). Outra história do século XVIII é a de que Shakespeare começou uma carreira teatral com os Lord Chamberlains. Suas histórias ainda hoje tem grande influencia sobre o cinema, teatro e televisão e muitos foram adaptados para tal. Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência, e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão). Shakespeare produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças eram principalmente comédias e histórias, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI. A partir de então escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa. Embora o mundo o conheça como William Shakespeare, na época de Elizabeth I de Inglaterra a ortografia não era fixa e absoluta, então encontrou-se nos documentos os nomes Shakspere, Shaksper e Shake-speare. Após 1606-7, Shakespeare escreveu peças menores, que jamais são atribuídas como suas após 1613. Suas últimas três obras foram colaborações, talvez com John Fletcher, que sucedeu-lhe com o cargo de dramaturgo no King's Men. Escreveu a sua última peça, A Tempestade terminada somente em 1613. William Shakespeare morreu em 23 de Abril de 1616, mesmo dia de seu aniversário. Susanna havia se casado com um médico, John Hall, em 1607, e Judith tinha se casado com Thomas Quiney, um vinificador, dois meses antes da morte do pai. A morte de Shakespeare envolve mistério ainda hoje. Os restos mortais de Shakespeare foram sepultados na igreja da Santíssima Trindade (Holy Trinity Church) em Stratford-upon-Avon. Seu túmulo mostra uma estátua vibrante, em pose de literário, mais vivo do que nunca. A cado ano, na comemoração de seu nascimento, é colocada uma nova pena de ave na mão direita de sua estátua. Acredita-se que Shakespeare temia o costume de sua época, em que provavelmente havia a necessidade de esvaziar as mais antigas sepulturas para abrir espaços à novas e, por isso, há um epitáfio na sua lápide, que anuncia a maldição de quem mover seus ossos.

XoXo

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Coluna: O Amor

O AMOR – PARTE 2

“Eu nunca pensei muito em como morreria, mas morrer no lugar de alguém que amo seria uma boa forma de partir” foi isso que disse Isabella Swan em suas primeiras palavras. Morrer por amor não implica somente em pais, filho, mães, sobrinhos, avós... Mas também amigos e o mais nobre, por aqueles que não conhecemos.

Soneto
Álvares de Azevedo

Pálida, à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!

Era a virgem do mar! Na escuma fria
Pela maré das águas embalada...
- Era um anjo entre nuvens d'alvorada,
Que em sonhos se banhava e se esquecia!

Era mais bela! o seio palpitando...
Negros olhos, as pálpebras abrindo...
Formas nuas no leito resvalando...

Não te rias de mim, meu anjo lindo!
Por ti - as noites eu velei chorando,
Por ti - nos sonhos morrerei sorrindo!



Mil anos atrás um homem morreu por amor à humanidade. Sem questionar, entregou-se. 



Cerca de 20 anos atrás, um ônibus, nos EUA, com estudantes em uma viagem ficou preso em uma enchente. Vários alunos morreram, muitos de salvaram, mas um teve destaque. Esse aluno conseguiu tirar vários colegas do ônibus, mas infelizmente ele não teve a mesma sorte. Ele morreu pelos colegas, sem nem uma restrição. Falar assim depois de tanto tempo de um fato que aconteceu quando eu ainda eu nem era nascida pode parecer fácil, mas é do ser humano, é instinto, independente do momento, da pessoa ou do que quer que seja. 



Reflita e responda: E você? Morreria por quem? 

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Coluna: O Amor

O AMOR – PARTE 1

Influência

As histórias são muitas, os ambientes diversos e o tempo de cada um. Mas existe sempre um ponto em comum: o amor. Isabella se tornou vampira por amor. Romeu e Julieta morreram por amor, proibido, mas ainda assim amor. A maneira como existe pode ser muito diferente mas, mas ainda assim existe.


"ROMEU — Do amor as lestes asas me fizeram transvoar o muro, pois barreira alguma conseguirá deter do amor o curso, tentando o amor tudo o que o amor realiza. Teus parentes, assim, não poderiam desviar-me do propósito.
JULIETA — No caso de seres visto, poderão matar-te.
ROMEU — Ai! Em teus olhos há maior perigo do que em vinte punhais de teus parentes. Olha-me com doçura, e é quanto basta para deixar-me à prova do ódio deles." Ato II, Cena II, Romeu e Julieta



"Minha vida era uma noite sem lua. Muito escura, mas haviam estrelas - pontos de luz e razão... E aí você apareceu no meu céu como um meteoro.
De repente, tudo estava pegando fogo; havia brilho, havia beleza. Quando você não estava lá, quando o meteoro caiu no horizonte, tudo ficou escuro. Nada havia mudado, mas os meus olhos haviam ficado cegos com a luz. Eu não conseguia mais ver as estrelas. E não havia mais razão pra nada. ( Lua Nova )"





E desde que a literatura passou a existir, o amor é escrito. Pode terminar com o clássico “felizes para sempre”, ou na tragédia de Romeu. Ele está lá. De uma maneira ou de outra e os grandes escritores sempre tiram o melhor dele, a pureza.O que acontece depois? Aí é você quem decide! 


Vejam abaixo, dois tempos diferentes, e um único tema: o Amor.




Trovadorismo:


Eu Cantarei de Amor Tão Docementede 
Luís Vaz de Camões

Eu cantarei de amor tão docemente,
Por uns termos em si tão concertados,
Que dois mil acidentes namorados
Faça sentir ao peito que não sente.

Farei que amor a todos avivente,
Pintando mil segredos delicados,
Brandas iras, suspiros magoados,
Temerosa ousadia e pena ausente.

Também, Senhora, do desprezo honesto
De vossa vista branda e rigorosa,
Contentar-me-ei dizendo a menor parte.

Porém, pera cantar de vosso gesto
A composição alta e milagrosa
Aqui falta saber, engenho e arte.

Modernismo:


As sem-razões do amor
Carlos Drummond de Andrade



Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.





Evelyn Ute Emeritch



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Coluna: Os Leitores do Brasil

Pessoinhas,
Estou aqui pra avisar q temos uma nova colunista... ela vai mandar coisas interresantes para mim postar aqui e vai atender pelo pseudonimo de Evelyn Ute Emeritch...
Comentem.

Aqui vai a primeira postagem, q fala sobre os leitores no Brasil. Achei bem interresante, e coloca em dados a opiniao q dei na postagem do Drummond, eu uma das frases. Aproveitem...

OS LEITORES DO BRASIL

Em uma pesquisa feita em 2001 e na qual foram ouvidas 86 milhões de pessoas, em 44 municípios de 19 estados, cerca de 49% da população brasileira, mostrou que o índice médio de leitura de pessoas com mais de 15 anos e pelo menos 3 anos de escolaridade era de 1,8 livros por ano.
Uma pesquisa mais recente e ampla, de 2008, mostra novos e melhores dados. Dessa vez foram ouvidos 5.012 brasileiros, de 311 municípios em 27 Estados, ou seja, 92,3% da população nacional. Essa nova pesquisa mostra que a média anual de leitores com mais de 15 anos e com ao menos 3 anos de escolaridade passou para 3,7 livros.
A nova pesquisa mostra que 55% das pessoas entrevistadas se dizem leitoras e que o brasileiro lê 4,7 livros por ano, sendo que foram contados como leitores aqueles que leram ao menos 1 livro nos últimos 3 meses antecedentes à pesquisa. Os maiores leitores são os estudantes, já que os que estão fora da escola leem cerca de 1,3 livros ao ano.


Formação: Livros por ano: Horas Semanais de Leitura:Horas Semanais de Leitura Didática:Leitores Espontâneos
Ensino Superior8,32,53,4 34%
Ensino Médio 4,5 2,22,239%
Entre 5ª e 8ª série do E. Fundamental5 1,42,333%
Até 4ª série do E. Fundamental3,7 1,5 1,938%


Idade:
% de Leitores da Pesquisa:
Entre 5 e 17 anos39%
Entre 18 e 24 anos 14%

Idade:Livros por ano:
Entre 5 e 10 anos6,9
Entre 11 e 13 anos8,6
Entre 14 e 17 anos 6,6

Esses índices mostram que a leitura é fortemente incentivada na educação e que sua importância aumenta junto com o grau de escolaridade. Porém, dos 7,2 livros que os estudantes leem anualmente, 5,5 deles são indicados pela escola e apenas 1,7 são lidos espontaneamente. Além disso, a pesquisa também mostra que enquanto 90% dos adultos com mais de 40 anos preferem ler em lugares silenciosos, crianças entre 5 e 13 preferem ler com a TV ligada e os jovens, principalmente até a faixa de 17 anos, gostam de ouvir música enquanto leem.
Outro ponto de destaque da pesquisa é a importância do incentivo familiar para a leitura, pois 49% dos entrevistados indicam a mãe como principal incentivadora, enquanto o incentivo do professor foi de fundamental importância para 33% das pessoas ouvidas. O índice do incentivo materno aumenta para 73% entre crianças de 5 a 10 anos. Além disso, o estudo também mostra que a escola falha no incentivo à leitura, pois, ao sair da escola, muitos deixam a leitura de lado.
Já os não-leitores representam 45% dos entrevistados, sendo que 29% deles declararam ter se dedicado mais à leitura durante a infância, especialmente até os 10 anos. Além disso, apesar de 67% das pessoas pesquisadas afirmarem conhecer uma biblioteca, apenas 1 entre 4 pessoas frequenta uma.


Idade:% de Não-Leitores:
Entre 30 e 39 anos15%
Entre 40 e 49 anos15%
Entre 50 e 59 anos13%
Entre 60 e 69 anos11%


Portanto, com essa nova pesquisa, podemos concluir que o incentivo é essencial para a formação de novos leitores, porém é necessário que a escola procure conscientizar seus alunos do valor da leitura e não obrigá-los a ler, caso contrário, em vez de incentivar a escola estará desestimulando, além de que, após sairem da escola, os alunos não lerão mais. Mas, como a pesquisa também mostra, o incentivo à leitura não deve caber apenas à escola, mas também à família, que tem um papel fundamental em toda a educação da criança.


Viram? é bem interresante ver os dados, assim posso saber qual minha média de ganho anual kkkkkkkk
Brincadeira, eu quero q o povo leia. O resto é "lucro"... se me entendem kkkkkkkkkkkkk