Eu tava para postar essa resenha a um booom tempo. Mas, eu acabava esquecendo kkkkkkkk ou ficando cansada demais para fazer. No fim, até hoje nao tinha postado. Mas hoje aconteceu uma coisa q me fez lembrar o passado. Um passado bem remoto kkkkkkkkkkk (para falar a verdade, eu divido em dois meu passado kkkkkkkkkk de 2008 ao primeiro semestre de 2009... E do Ultimo semestre de 2009 a 2010).
E nesse primeiro passado, a história que era top era "Senhora" do Alencar.
Eu sei que a maioria das pessoas tem um certo preconceito pela nossa literatura, oq eu considero super, mega, big errado, pois nossa literatura é demais (acho q só perde para a Inglesa, e olhe lá). Mas, esse livro é realmente maravilhoso. Antes da Suze, esse era o livro q mais tinha lido na vida kkkkkkkkk acho q li mais de 8 vezes.
Nao vou colocar sinopse, pq o brasileiro tem o mau habito de revelar o final dos clássicos. E se vcs forem procurar, vão acabar lendo e perdendo a graça do livro. Então, não façam. Leiam o livro q é maravilhosoo.
Eu vou dar uma palhinha eu mesma sobre ele.
Aurélia era uma moça rica, de 18 anos, q "comprou" seu marido, Seixas. Este, era seu noivo, quando ela ainda era pobre, mas a trocou por um dote de 30 contos de réis. A historia relata os casamentos arranjados por dinheiro, tão comum a época.

Tipo, chego a pecar contra Alencar ao escrever isso kkkkkkkk mas, é melhor uma sinopse mau feita, q uma sinopse estraga prazer kkkkkkkkkkk
A historia vai muuuito além disso. É maravilhosaaaaaaa.
Eu ganhei esse livro ai, o da capa, de presente da Thay de niver ano passado (Brigada Thay *-*)
O Alencar, ao iniciar o livro, diz que a história não é de sua autoria, e sim, um relato de uma história real. Vejam a introdução do livro:
Ao Leitor
Este livro, como os dois que o precederam, não são da própria lavra do escritor, a quem geralmente
os atribuem.
A história é verdadeira; e a narração vem de pessoa que recebeu diretamente, e em circunstâncias
que ignoro, a confidência dos principais atores deste drama curioso.
O suposto autor não passa rigorosamente de editor. É certo que tomando a si o encargo de corrigir a
forma e dar-lhe um lavor literário, de algum modo apropria-se não a obra mas o livro.
Em todo o caso, encontram-se muitas vezes nestas páginas, exuberâncias de linguagem e afoutezas
de imaginação, a que já não se lança a pena sóbria e refletida do escritor sem ilusões e sem
entusiasmos.
Tive tentações de apagar alguns desses quadros mais plásticos ou pelo menos de sombrear as
tintas vivas e cintilantes.
Mas devia eu sacrificar a alguns cabelos grisalhos esses caprichos artísticos de estilo, que talvez
sejam para os finos cultores da estética, o mais delicado matiz do livro?
E será unicamente fantasia de colorista e adorno de forma, o relevo daquelas cenas, ou antes de
tudo serve de contraste ao fino quilate de um caráter?
Há efetivamente um heroísmo de virtude na altivez dessa mulher, que resiste a todas as seduções,
aos impulsos da própria paixão, como ao arrebatamento dos sentidos.
J. de AL.
Obviamente, isso é o "floreamento" dado pelos escritores românticos, para dar a impressão ao leitor q a historia realmente aconteceu. Mas, não custa ter a esperança de q seja de verdade não acham? Eu mesmo gosto de imaginar que uma mulher como a Aurélia pode ter existido.
Ela é meu exemplo de vida. Ela é um exemplo para todas nós.
Ela é forte, decidida, determinada. Vai atrás do que quer, sem medo. Ela se sacrificou. Nossa, a primeira vez q eu li eu me encantei por ela. Não sei se seria capaz de ter a força q ela tinha. Sinceramente, se é para defini-la em uma palavra, essa palavra seria: Exemplo.
É aquele personagem que... Que te guia...
alguém ja encontrou um personagem assim?
O livro é dividido em 4 partes: O Preço, Quitação, Posse e Resgate.
Minha parte parte preferida é a Posse. É hiláriaaaaaaaaa.
As picuinhas entre a Aurelia e o Fernando. É aquela coisa gato e rato, muito louca kkkkkkkkkk #adoroooo
Mas eu gosto tbm de várias cenas de Resgate. Para falar a verdade, minha cena preferida é desse trecho. Sendo assim, uma parte num todo é a Posse. Mas, por cenas, eu definiria Resgate como preferida.
Amanhã eu faço um post unico para a cena *-*. Tá tarde e eu tenho de ir mimir kkkkkkk
Mas, para vocês, deixo a mensagem: Nao desprezem as obras nacionais.
Leia, todos que puder, porque temos autores muitos bons por ai (e quem sabe, um dia, eu nao serei um deles ãhn?)
Bye XoXo Bye
Adoro esse livro *-*
ResponderExcluirToda vez que o vejo, lembro de você Pam!
Acho a Aurélia , uma personagem muito forte e inspiradora (em certos aspectos, rs)
Aliás, José de Alencar, retratou em muitas de suas obras, mulheres fortes e à frente de seu tempo \o
Ahhh siiim,
ResponderExcluirO Alencar só teve personagens fortes e inspiradoras *-*
Eu adoro a Aurélia, em todos os pontos, sem excessão S2